top of page
  • galeria das minas

JULIANA NAUFEL (NAUFSS)

Atualizado: 30 de ago. de 2019


POR KAMILA OLIVEIRA

"Juliana Naufel (naufss) é uma artista visual, formada em Licenciatura e Bacharelado em Artes Visuais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), e desenvolve um trabalho de pesquisa e produção entre as relações de gênero na história da arte, com o foco do protagonismo da mulher na nossa sociedade. Em sua produção, mergulha em memórias esquecidas em fotografias herdadas, encontradas em feiras de antiguidade e álbuns empoeirados. Naufel reescreve histórias perfurando e bordando poesias, indagações e sutilezas nessas fotografias, criando uma relação íntima com o espectador. Estereótipos são constantemente questionados. Seu foco é contestar as obrigações sociais e a violência contra a mulher brasileira, colocando as personagens como protagonistas de suas próprias histórias¹."


Determinada, sd. Bordado sobre fotografia, 9x9 cm.

Hijas, 2018. Embroidery on Photograph


O resgate de memórias e a reconstrução de narrativas femininas. Em primeira instância, é isto que absorvo do trabalho de Juliana Naufel. As fotografias antigas contam por si só, histórias das mais diversas, e no trabalho de Juliana, parecem vir do fundo de um baú antigo, repleto de recordações, histórias de amor e de luta.


Herstory, 2019. Embroidery on Photograph. 11 x 7 cm.


“A-mar”, 2018. Bordado sobre fotografia. 6x6 cm.

O bordado é ainda associado a um fazer manual, predominantemente feminino e com fins utilitários. No entanto, este novo desígnio associado às artes plásticas, faz emergir outras questões do feminino, dando ao bordado uma conotação associada ao ato de reescrever histórias, e no trabalho de Juliana, também evocar a força feminina, trazendo um novo olhar para as situações retratadas.


La Fuerza, 2018. Embroidery on Photograph. 6 x 9 cm.


A cor da linha abre luz em meio ao cinza e conta histórias sob uma nova perspectiva, evidenciando o valor dos momentos que precederam o que somos hoje. Quantas vieram antes de nós e ajudaram a pavimentar este caminho que estamos trilhando? Delineia de forma sucinta, momentos que retratam alegria, saudade e sonhos, mas sobretudo, a existência.





 



¹currículo cedido pela artista

87 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page